Investir em Fundos Imobiliários apresentam algumas vantagens e implicações fiscais que os investidores devem se atentar. Os FIIs trazem a possibilidade de obter rendimentos por meio do recebimento de dividendos e valorização das cotas, mas também implicam responsabilidades fiscais específicas.
As principais implicações fiscais existentes nos Fundos Imobiliários são:
Tributação dos Rendimentos: Os rendimentos mensais distribuídos pelos FIIs aos cotistas são isentos de imposto de renda para pessoas físicas, desde que o fundo possua no mínimo 100 cotistas, que o investidor pessoa física não possua uma posição maior do que 30% do Fundo e suas cotas sejam negociadas exclusivamente em bolsa ou mercado de balcão organizado.
Ganho de Capital: Quando um investidor vende suas cotas de FIIs por um preço superior ao de compra, o ganho de capital é tributado à alíquota de 20%. Não há isenção para ganhos de pequeno valor, como ocorre com a venda de ações com movimentações de até R$ 20mil mensal, o que exige atenção na hora da declaração.
Declaração de Imposto de Renda: É essencial que os investidores mantenham um registro detalhado de suas compras, vendas, rendimentos e impostos pagos relacionados aos FIIs para cumprir as obrigações fiscais na declaração de imposto de renda.
Diante das complexidades fiscais e de gestão associadas aos investimentos em FIIs, o Trix fornece recursos que visam simplificar as questões fiscais, garantindo que se beneficiem das melhores estratégias, respeitando a legislação vigente.
Investir em fundos imobiliários pode ser uma empreitada desafiadora devido à complexidade das variáveis envolvidas.
No entanto, no Trix, é uma plataforma que simplifica ao máximo a experiência de investir em fundos imobiliários.
Nosso objetivo é filtrar os melhores fundos imobiliários disponíveis, selecionando cuidadosamente aqueles que oferecem o melhor potencial de retorno para os investidores.
Você que está iniciando o seu investimento em fundos imobiliários, confira a nossa carteira iniciante, que rendeu 22% em 2023 e a partir de R$ 150 você faz o seu primeiro investimento.